Aeroporto de Londres experimenta tecnologia que transforma resíduos em móveis e uniformes - Smart City Natal
Related content
11/10/2019

Aeroporto de Londres experimenta tecnologia que transforma resíduos em móveis e uniformes

O Aeroporto de Londres-Heathrow é o aeroporto mais movimentado da Europa em número de passageiros e está situado a apenas 26 km da parte central de Londres, a capital da Inglaterra. No ano passado, o aeroporto lançou um concurso de ideias inovadoras e sustentáveis para aplicação dentro do seu território. O projeto de uma nova tecnologia que pode permitir a reciclagem de até 100% dos resíduos plásticos gerados no aeroporto foi o vencedor do concurso e sua fase de testes será iniciada ainda este ano.

Os vencedores do concurso, uma equipe de pesquisadores da UCL (University College London) e da Catal (empresa sediada em Sheffield, na Inglaterra), usarão o prêmio de 20 mil libras esterlinas para construir uma nova unidade de pesquisa e desenvolvimento, visando tornar a comercialização da nova tecnologia viável até 2025 e permitir sua implementação em outros aeroportos.

Combustível sustentável

De acordo com o aeroporto, a nova unidade de reciclagem é capaz de converter o plástico de volta ao seu estado original de petróleo, permitindo evitar a incineração de até 5.000 toneladas de resíduos por ano. O óleo gerado após a conversão será processado em uma instalação separada, permitindo a criação de produtos como móveis e uniformes com baixa emissão de carbono. Além disso, o aeroporto também estuda a possibilidade de transformar este petróleo em combustível sustentável para aeronaves. Estima-se que serão produzidos entre 5 a 8 kg de óleo para cada 10 kg de resíduos convertidos por hora.

Atualmente, somente 50% dos resíduos plásticos gerados no aeroporto e nas aeronaves. A iniciativa poderá fazer do Heathrow o primeiro aeroporto do Reino Unido a reciclar 100% dos resíduos plásticos gerados dentro dele e nas aeronaves.