Confira as 6 maiores tendências tecnológicas para 2020 - Smart City Natal
Related content
25/10/2019

Confira as 6 maiores tendências tecnológicas para 2020

Estamos passando pela 4ª Revolução Industrial e a tecnologia está evoluindo mais rápido do que nunca. Compreender as principais tendências permitirá que pessoas e empresas possam se preparar para aproveitar as oportunidades, diminuindo as chances de se tornarem obsoletas. Neste artigo, compartilhamos com você seis tendências para as quais todos devem se preparar para o ano de 2020.

Inteligência Artificial

Muitas empresas começaram a explorar maneiras de usar a Inteligência Artificial (IA) para melhorar a experiência do cliente e otimizar suas operações comerciais, tendência que continuará em 2020. No entanto, projetar e implantar próprios sistemas baseados em IA pode ser uma proposta cara para a maioria das empresas. Por esse motivo, muitos aplicativos de IA serão desenvolvidos por meio de provedores de plataformas de serviço que nos permitirão simplesmente alimentar nossos próprios dados e pagar pelos algoritmos à medida que os utilizamos.

Essas plataformas, fornecidas por empresas como Amazon, Google e Microsoft, tendem a ter várias finalidades e possuir a engenharia personalizada (geralmente cara) necessária para aplicá-las às tarefas específicas que uma organização pode exigir. Durante 2020, veremos uma adoção mais ampla e um número crescente de fornecedores que começarão a oferecer aplicativos e serviços mais personalizados para tarefas específicas ou especializadas.

Redes de dados 5G

As redes de dados móveis 5G nos proporcionarão velocidades super rápidas de download e upload, além de conexões mais estáveis. Disponíveis desde 2019, essas redes eram caras e limitadas ao funcionamento em áreas confinadas ou grandes cidades. É provável que em 2020 o 5G seja oferecido com planos de dados mais acessíveis e cobertura significativamente melhorada, o que significa que todos poderão utilizar o serviço.

Veículos autônomos

Elon Musk, CEO da Tesla, espera que sua empresa crie um veículo completamente autônomo até o final deste ano. Enquanto isso, o número de veículos capazes de operar com um menor grau de autonomia – como freagem automatizada e mudança de faixa – se tornará cada vez mais comum. Além disso, outros sistemas veiculares com funções de segurança e entretenimento, não conectados diretamente à direção, se tornarão cada vez mais automatizados e dependentes da captura e análise de dados. Evidentemente, não serão apenas carros: caminhões estão se tornando cada vez mais autônomos e as inovações nesse espaço provavelmente continuarão chegando durante o ano de 2020.

Medicina preventiva e personalizada

A tecnologia também está transformando a maneira como as pessoas cuidam da saúde. Nossa capacidade de capturar dados através de dispositivos portáteis, como relógios inteligentes, nos permitirá prever e tratar cada vez mais problemas de saúde nas pessoas mesmo antes de aparecer algum sintoma.

Quanto aos tratamentos, veremos abordagens cada vez mais personalizadas com o uso da medicina de precisão. Isso permitirá que os médicos prescrevam medicamentos e tratamentos de forma mais eficiente e eficaz, graças ao uso de dados que permitirão escolher a melhor opção para cada paciente.

Realidade estendida

Realidade estendida (XR) é um termo genérico que abrange várias tecnologias novas e emergentes usadas para criar experiências digitais mais imersivas. Mais especificamente, refere-se à realidade virtual, aumentada e mista. A realidade virtual (VR) fornece uma experiência totalmente imersiva digitalmente, onde você entra em um mundo gerado por computador usando óculos especiais que misturam o mundo real. A realidade aumentada (AR) sobrepõe objetos digitais ao mundo real por meio de telas ou displays de smartphones (como os filtros do Snapchat). A realidade mista (RM) é uma extensão do AR, o que significa que os usuários podem interagir com objetos digitais colocados no mundo real (como tocar um piano holográfico que você colocou na sua sala através de um óculos de realidade aumentada).

Essas tecnologias já existem há alguns anos, mas estão amplamente confinadas ao mundo do entretenimento – com equipamentos como o Oculus Rift e o Vive fornecendo tecnologia de ponta para serem utilizadas no desenvolvimento de videogames e recursos de smartphones como filtros de câmera e jogos como Pokemon Go, fornecendo os exemplos mais visíveis de realidade aumentada.

A partir de 2020, espera-se que tudo isso mude, à medida que as empresas enfrentam a riqueza de possibilidades interessantes oferecidas pelas formas atuais de XR. A realidade virtual e aumentada se tornará cada vez mais utilizada em treinamentos e simulações, além de oferecer novas maneiras de interagir com os clientes.

Tecnologia Blockchain

O Blockchain é essencialmente um livro digital usado para registrar transações que é protegido devido à sua natureza criptografada e descentralizada. Durante 2019, alguns comentaristas começaram a argumentar que a tecnologia era exagerada e talvez não tão útil quanto se pensava. No entanto, o investimento contínuo de empresas como FedEx, IBM, Walmart e Mastercard durante 2019 provavelmente começará a mostrar resultados do mundo real e, se conseguirem provar seu caso, poderá rapidamente levar a um aumento no uso da tecnologia por empresas menores. E se as coisas fluírem de acordo com o planejando, 2020 será o ano do lançamento da criptografia baseada em blockchain do Facebook, batizada de Libra.