Conheça a árvore digital que funciona com energia solar - Smart City Natal
Related content
30/09/2019

Conheça a árvore digital que funciona com energia solar

Visando integrar e conectar a população, mais de 15 municípios próximos ao Lago de Itaipu, no Paraná, inauguraram a árvore digital que disponibiliza wi-fi gratuito e cabos USB para que os usuários possam recarregar seus celulares. O morador da região pode ir até as praças em busca de ar fresco e acesso gratuito à internet. Pra quem está próximo ao local, não custa dar uma conferida nessa novidade da tecnologia, não é mesmo? Além da conexão liberada, também podem fazer aquela recarga na bateria do celular. Tudo graças ao Projeto Árvore Digital.

As árvores digitais são abastecidas com energia solar. Para que isso ocorra, ela possui painéis fotovoltaicos localizados em seu topo para que a luz do sol alimente as baterias da árvore. O dispositivo possui capacidade de realização de até 100 conexões simultâneas e possui 16 entradas para recargas de aparelhos eletrônicos. Seu nível de conexão chega até 150 Mbps de internet simultaneamente e pode ser recarregado 16 celulares ou outros eletrônicos.

Projeto Árvore Digital

A inciativa do Projeto Árvore Digital é um convênio entre a empresa de geração de energia Binacional Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios de Lindeiros. O projeto teve início com uma ação piloto implementada na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu. Outras unidades já foram inauguradas oficialmente nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Santa Helena, Pato Bragado, Mercedes, Terra Roxa e Guaíra.

O Projeto Árvore Digital atingiu o total de 170 mil usuários acessando a internet somente no ano passado. Tornou-se uma ferramenta em que as prefeituras utilizam para comunicação com a população, pois ao realizar o cadastro, o e-mail dos usuários ficam arquivados no banco de dados do poder público, podendo ser utilizados para enviar informações institucionais sobre temas como: campanhas de vacinação, coleta seletiva e pagamento de IPTU.