Natal é uma das 100 cidades brasileiras referência em inovação, mostra estudo - Smart City Natal
Related content
15/10/2019

Natal é uma das 100 cidades brasileiras referência em inovação, mostra estudo

Natal ficou em 69º no ranking de cidades inteligentes e conectadas do Brasil. A capital potiguar foi a única representante do Rio Grande do Norte a figurar na lista de 100 municípios brasileiros considerados referências em desenvolvimento e inovação.

Segundo a quinta edição do Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems, a cidade do Natal obteve nota de 31,1 pontos. Para efeito de comparação, o município campeão, Campinas (SP), teve 38,9 pontos.

Para compor o indicador final, o estudo leva em consideração 70 quesitos técnicos, que têm relação com mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

Para 2019, o ranking incorporou seis indicadores novos baseados na Norma Técnica ISO 37120, que são o uso de veículos de baixa emissão de poluentes, dois critérios relativos à força de trabalho — percentual da força ocupada em setores de tecnologia e comunicação e percentual da força ocupada nos setores de educação e pesquisa —, número de computadores e laptops em escolas públicas, percentual de resíduos plásticos recuperados na cidade e percentual da população que vive em regiões de baixa e média densidade.

Há uma pontuação de peso 1 para 69 variáveis e peso 0,5 para a escolaridade do prefeito. Dessa forma, a pontuação máxima deste ano é de 69,5. Campinas, a cidade primeira colocada, registrou 38,977 pontos. A última cidade listada no ranking é Porto Ferreira, situada no estado de São Paulo, com 30,131 pontos.

Fonte: Agora RN